Menu

Rádio Pedra Branca

Programa Lar Legal é lançado com entrega de escrituras públicas

30 DEZ 2016
30 de Dezembro de 2016

O dia 7 de dezembro de 2016 vai ficar marcado para dona Margarete Terezinha da Silva, 54 anos, moradora há 30 da Guarda do Cubatão. Ela está entre as 47 famílias que receberam a escritura pública do imóvel no lançamento do programa Lar Legal. 

 

"Eu to muito feliz, não tenho palavras para agradecer o que o prefeito Camilo Martins fez por nós moradores. Eu esperava por isso há 30 anos e hoje estou vendo esse sonho se realizar", comemora a aposentada Margarete. 

 

O projeto consiste em ações contínuas e planejadas com a finalidade de assegurar às famílias em estado de vulnerabilidade social a obtenção dos títulos de propriedade das  áreas já consolidadas

 

"A entrega dessas escrituras representa muito mais dignidade para essas famílias. Nosso desafio agora é entregar pelo menos mais de cinco mil novas escrituras em 2017. É importante frisar que não vamos tolerar áreas invadidas, nessas regiões o programa não vai atuar", explicou o prefeito, Camilo Martins.

 

No município, além das 47 famílias que receberam  a escritura no lançamento do programa, cerca de outras mil já tem o processo tramitando no Fórum da Comarca de Palhoça. Os bairros contemplados são: Bela Vista, Guarda do Cubatão, Frei Damião, Pachecos, Jaqueira, Rio Grande e Barra do Aririú.

 

O processo de regularização é fruto do trabalho conjunto entre Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, prefeituras, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

 

O programa  

O Lar Legal atua nos loteamentos irregulares para cadastrar todas as pessoas que ocupam imóveis no local. A segunda etapa é a comprovação de posse por meio de documentos e em seguida é ajuizada uma Ação Civil no Poder Judiciário semelhante a um processo de "usucapião coletivo".  Após a conclusão é estabelecido um  prazo de 90 a 180 dias para os participantes receberem os títulos de propriedade do imóvel (popularmente chamado de escritura).

Voltar

Acesse a Página da Rádio Pedra Branca

Rádio Pedra Branca

Tenha você também a sua rádio